terça-feira, setembro 05, 2006

Desenvolvimentos Pedagógicos

Quando criei este blog comprometi-me com os colegas que me elegeram como Conselheiro Pedagógico representante dos alunos do primeiro ano, a manter-vos informados de todos os desenvolvimentos sobre a aplicação do processo de Bolonha e dos de mais assuntos públicos relativos à vida académica da nossa Faculdade de Direito de Lisboa. Depois destas férias reafirmo esta vontade de vos continuar a informar, com a maior transparência sobre todos estes assuntos.


Parecer do Conselho Pedagógico sobre a Manutenção das propinas em 900€

Na última reunião do Conselho Pedagógico, na qual estive presente, foi aprovado a pedido do Conselho Directivo um parecer sobre a questão das propinas, onde os representantes dos alunos conseguiram fazer aprovar a sugestão da existência de um sistema de pagamento mensal, total no início do ano ou trimestral, a ser escolhido por cada aluno no início do ano.

Foi ainda decidido incluir com grande consenso uma nota de que este parecer já deveria ter sido pedido pelo Conselho Directivo à mais tempo e que o financiamento da faculdade deve ser feito com o mínimo recurso possível às propinas.

No que concerne à manutenção das propinas no valor de 900€ o mesmo já tinha sido aprovado em Conselho Directivo com o voto favorável dos representantes dos alunos e aparente condescendência por parte da AAFDL, atitude que não percebo e que me parece querer apagar a luta dos estudantes no início do ano que sempre foram frontalmente contra esta propina máxima. Por este motivo e porque estou naquele órgão com o único objectivo de vos representar votei contra esta propina, em sinal de respeito por todos aqueles que sempre a combateram e agora foram esquecidos.


Desenvolvimentos relativos à aplicação do Processo de Bolonha

As únicas novidades que parecem surgir relativas a este tema é o facto da nossa faculdade esgotar o prazo para entrega do plano de curso à reitoria no próximo dia 25 de Novembro e o facto de ainda não ser claro em quantos anos ficará o nosso curso e se este novo plano será aplicado retroactivamente o que irá afectar os alunos destes novos primeiro, segundo e terceiro ano.


Recepção aos caloiros

Dentro das próximas semanas iniciam-se as inscrições dos caloiros da nossa faculdade e parece-me importante que o máximo de alunos estejam na FDL para receber os novos colegas, fazer novas amizades e dar a conhecer a nossa academia. Esta tarefa não cabe exclusivamente à AAFDL e como tal contem comigo na recepção aos alunos do primeiro ano.