domingo, julho 09, 2006

Notas de rodapé – Contornar Bolonha

Gostava de esclarecer que muito do trabalho que aqui apresento, é fruto de uma investigação decorrida à algum tempo para um artigo sobre as implicações do Processo de Bolonha a ser publicado na Iuris Grafia, em conjunto com as colegas Inês Ramalho e Diana Nascimento e ainda o colega Bernardo Rosmaninho. Como devem perceber, depois do saneamento político feito pela direcção da revista e da AAFDL tanto a mim, como à colega Inês Ramalho por questões relacionadas com a Lista R, que parece ter motivado um atraso estrondoso na publicação da mesma, o nosso artigo foi chumbado com o argumento de que continha incorrecções graves.

Eu não consegui ainda compreender quem é que da direcção da Iuris Grafia pode estar mais por dentro de Bolonha do que a ex-conselheira pedagógica, ex-vogal do departamento pedagógico da AAFDL e actual senadora da UL Inês Ramalho e do que eu que estou na subcomissão de Bolonha do Conselho Pedagógico, juntamente com o colega Francisco Leal de Almeida, a Dra. Madalena Santos e o Professor Fernando Loureiro Bastos. Isto para não falar na Diana Nascimento que não integrando esta comissão já é o segundo ano que está no Conselho Pedagógico, tendo inclusive sido secretária do mesmo logo no primeiro ano.

Mas como na blogosfera ainda não existe censura política e como tudo aponta para que os fantasmas do passado estejam de saída e apenas tentem voltar mais tarde e num registo mais “soft”, resta-me continuar a informar os colegas, dentro das minhas possibilidades, sobre todos os aspectos académicos e pedagógicos da Faculdade de Direito de Lisboa.